• Aprendizado sobre o agro nas escolas é discutido no Sealba Show

1 de fevereiro de 2023

O Sealba Show promoveu nesta quarta-feira (1º) um diálogo sobre a atualização dos conteúdos ligados ao agronegócio no material escolar. A mesa redonda foi uma das primeiras atividades da 2ª edição do evento, que acontece até sábado (4), no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana, Agreste sergipano.

Gestores municipais e estaduais acompanharam o debate com a vice-presidente do movimento De olho no Material Escolar, Andrea Bernabé. Ela explicou a necessidade de representar bem o agronegócio no material didático com toda a importância que ele tem para o país e para o PIB brasileiro.

“Os nossos materiais didáticos estão enraizados com uma imagem muito ruim para o nosso produtor, aquele que produz o alimento que chega até às nossas casas. Não existe uma disciplina específica para tratar sobre o assunto”, afirma Bernabé.

Nas últimas décadas, o setor agropecuário passou por constantes mudanças de legislações ambientais e trabalhistas, além de aprimoramento tecnológico. Por outro lado, em geral, os materiais escolares brasileiros estão há 30 anos sem uma revisão mais ampla.

“A gente precisa urgentemente trazer ciência para os nossos materiais didáticos. O projeto Vivenciando a prática, por exemplo, leva a comunidade escolar para o campo, para aprender de onde vem o milho, conhecer as profissões do agro, um campo cheio de oportunidades, que reforça o que temos de melhor no país”, defendeu Andrea Bernabé.

Em Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, o programa Hora de Descobrir é uma iniciativa que busca aproximar os estudantes do universo agro. “Ele é desenvolvido no contraturno das aulas e leva os alunos para visitas guiadas até as bacias leiteiras e as fazendas com o objetivo de que eles aprendam sobre a dinâmica de funcionamento desse segmento que é tão importante para a economia do nosso município”, contou a secretária adjunta de Educação Letícia Batista.

Para Simone Santana, técnica educacional da secretaria municipal de Educação de Ribeirópolis, a palestra proporcionou novas perspectivas de conhecimento que vão auxiliar na construção do planejamento pedagógico. “Desde 2017, adotamos uma nova base curricular que tem estimulado trilhas pedagógicas que buscam contemplar aspectos como a inclusão das áreas do agronegócio como parte da vivência escolar”, disse.

O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, além do apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana. Confira a programação completa.






  • Multimídia