• Comitê Gestor do PNEFA realiza Fórum Estadual de Sanidade Animal durante Exporingo

25 de outubro de 2022

O Comitê Gestor Estadual do Plano Estratégico do PNEFA/SE (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa) promove no dia 03 de novembro às 9h, durante a Exporingo, no Parque das Palmeiras, município de Lagarto/SE, o Fórum Estadual de Sanidade Animal com o tema: Planejamento estratégico para retirada da vacinação contra Febre Aftosa.

O Fórum Estadual será realizado no formato híbrido, sendo o presencial na sala de treinamento 2, dentro do Espaço Empresarial da Exporingo e de forma remota, na transmissão ao vivo no canal do Youtube do Sistema Faese/Senar.

Comitê Gestor Estadual do Plano Estratégico do PNEFA reúne instituições do setor público, privado e produtivo, com o objetivo de discutir os avanços e os novos desafios do tema. O fórum será aberto ao público e gratuito, onde haverá um debate envolvendo o produtor rural, poder público, médicos veterinários, especialistas, iniciativa privada e representantes do setor produtivo rural sergipano.

Os temas abordados vão desde o andamento do plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa em Sergipe; a relevância e responsabilidade que os produtores rurais possuem para o avanço do setor; os benefícios para o reconhecimento de área livre sem vacinação; atualização do rebanho e trânsito em 2023; importância do calendário sanitário e da biosseguridade na propriedade rural; até mesmo o panorama do Brasil em relação à retirada da vacinação.

Esse é o melhor momento para os produtores rurais profissionais, estudantes e outros interessados no segmento terem informações atualizadas sobre os avanços do programa e quais benefícios e obrigações que o status de Zona Livre sem Vacinação trará para a pecuária sergipana”, explica o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe Ivan Sobral, que representa o setor produtivo no Comitê Gestor Estadual do PNEFA.

As entidades envolvidas no Planejamento Estratégico para retirada da vacinação contra Febre Aftosa esclarecerão as novas medidas de vigilância ativa, criação de fundo privado e sua manutenção, como alguns dos requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para Sergipe adquirir este status, de grande importância para valorização dos rebanhos e diminuição dos custos de produção.

 

Fórum Sanidade Animal

Febre Aftosa: planejamento estratégico para retirada da vacinação

Programação

9h – Plano Estratégico para a retirada da vacina contra Febre Aftosa em Sergipe

Dra. Vera Lúcia Miman de Oliveira

Chefe do Serviço de Fiscalização de insumos e Saúde animal SFA/ DDA/ Mapa

 

9h40 – Papel do Estado no processo de retirada da vacina contra Febre Aftosa

Dra. Aparecida Andrade/Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro

 

10h20 -Importância do Fundo Privado para Emergências Sanitárias – Passo decisivo na obtenção do status de Zona Livre sem Vacinação

Denio Augusto Leite

Superintendente do Sistema Faese/Senar






  • Multimídia