• Dia do Milho: Sergipe já exportou mais de 90 mil toneladas do grão no primeiro trimestre de 2023

24 de abril de 2023

O Dia Internacional do Milho é celebrado nesta segunda-feira (24). A data foi criada para valorização deste grão, que é produzindo em larga escala em várias regiões do mundo, e que é utilizado na alimentação de humanos, e também de animais.

Sergipe é um importante produtor de milho. No estado, o plantio deste cereal vai de abril a junho, já a colheita acontece de setembro a dezembro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os municípios que mais produzem são: Simão Dias, Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora da Glória e Gararu. Destes, Carira e Frei Paulo fazem parte da região Sealba, formada por municípios dos estados de Sergipe Alagoas e Bahia. A área tem se destacado na produção de milho e de outros grãos, além de ser uma referência no desenvolvimento agropecuário do nordeste.

O milho está entre os produtos que mais contribuíram para o aumento no volume da exportação brasileira no mês de março deste ano, e Sergipe tem sua participação nesse volume. O estado é reconhecido como um dos principais produtores de milho do Nordeste. Ano passado, a produção ficou em torno de 890 mil toneladas, segundo o Governo do Estado.

Este ano, o primeiro embarque da produção dos grãos aconteceu em janeiro, movimentando em torno de 32 mil toneladas da commodity que partiram para abastecer o mercado sul-americano, em fevereiro foi enviado mais um carregamento de 28 mil toneladas para o continente africano, e  em março, foi enviado mais um carregamento de 31 mil toneladas do grão para Porto Rico, um total de 91 toneladas exportadas.

Para o escoamento da produção sergipana rumo ao mercado internacional, a principal porta de saída é o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, que fica no município da Barra dos Coqueiros.

Em março deste ano, a Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese) levou produtores ao terminal para acompanharem o embarque de um carregamento de milho. A atividade foi desenvolvida para aproximar os produtores desse processo, fundamental para o desenvolvimento da economia, além de estimular a produção do grão.

O produtor Sebastião Freire, participou da visita. Ele também foi homenageado durante o Sealba Show 2023 por ser uma referência na produção do milho em Sergipe.  Ele que começou, em 1997, com uma pequena propriedade no município de Pinhão, hoje tem produções em outros locais do estado.

“O milho é tudo para mim, tudo que eu tenho hoje veio dele. É um grão que é valorizado no mercado, e que permite o crescimento do pequeno produtor”, disse Sebastião.

O produtor Sebastião é um dentre tantos milhares que viram suas vidas serem transformadas pela produção milho, o grão que segue movimentando a economia local, regional e nacional.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 a produção de milho no Brasil deve ter aumento de 11,2%, isso representa 122,5 milhões de toneladas.






  • Multimídia