• Faese apresenta à Fames demandas sobre segurança no campo e logística

22 de setembro de 2020

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – Faese protocolou ofícios pedindo o apoio dos municípios para manutenção das estradas locais e divulgação da pesquisa sobre segurança no campo. As demandas dos produtores rurais foram apresentadas à Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – Fames em reunião na segunda-feira, 21.

A implementação de melhorias nas estradas vicinais dos municípios foi uma das demandas apresentadas à Fames. Segundo o presidente da Faese, Ivan Sobral, os produtores iniciarão a colheita do milho, citrus e da cana-de-açúcar e as estradas são essenciais para o escoamento da produção.

“Sabemos que a agropecuária é a uma atividade predominante e com participação expressiva no PIB dos municípios, e as estradas rurais são muito importantes para a garantir a logística das atividades agrícolas. Pedimos uma atenção especial aos gestores municipais para a implementação de melhorias nas estradas, principalmente neste momento com o final das chuvas. Os produtores têm relatado que o tráfego por essas estradas tem sido muito ruim”, explica Ivan.

Outra demanda apresentada pela Faese foi a pesquisa sobre segurança no campo. O objetivo é mapear as principais ações criminosas e os locais onde ocorrem. O resultado do levantamento será encaminhado às autoridades com propostas de ações e medidas preventivas.

O presidente Ivan Sobral pediu o apoio da Fames para a divulgação da pesquisa nos municípios. “Solicitamos o apoio da Fames para reforçar junto aos gestores municipais o apoio na divulgação da campanha junto aos produtores rurais. Esta pesquisa será muito importante para mapear ações voltadas para a segurança no campo”, afirma Ivan.

O presidente da Fames, Chistiano Rógerio Rego Cavalcante, destacou a importância da parceria com a Faese. “É extremamente importante esta parceria com a Faese para que a gente possa estreitar os compromissos da Faese com a Fames. Recebi dois ofícios, um tratando da segurança no campo e o outro sobre as estradas vicinais. É extremamente salutar esta parceria para que a gente fortaleça a agricultura no estado de Sergipe e os municípios estão de braços abertos para que esta parceria aconteça e quem ganha com isso é a população”.

Governo

O presidente da Faese, Ivan Sobral, também protocolou ofício, no dia 17 de setembro, solicitando ao Governo do Estado melhorias nas estradas estaduais. Ainda segundo Ivan, muitas estradas precisam ser reconstruídas, pois o asfalto não suporta o tráfego dos caminhões e o trânsito de veículos pesados. 

“Estas rodovias são responsáveis pelo escoamento da nossa produção agrícola. Estradas em condições precárias costumam inviabilizar o escoamento da produção bem como aumentar o valor do frete, o que tira a competitividade do produto sergipano”, afirma o presidente da Faese.

 






  • Multimídia