• Mais de 1 milhão de animais devem ser vacinados contra Febre Aftosa em Sergipe este mês

5 de maio de 2023
Foto: ASN

Sergipe está há 27 anos sem a presença da Febre Aftosa com vacinação. Este cenário é resultado das campanhas de imunização que acontecem anualmente, assim como, a que está aberta neste mês de maio. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) reforça a necessidade de que produtores imunizem seus rebanhos durante este período, isto impacta de forma decisiva para que o estado se torne Zona Livre da Febre Aftosa sem vacinação.

O processo de transição de zonas livres de Febre Aftosa com vacinação para livre sem vacinação está previsto no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), conforme estabelecido pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A meta para que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação é até 2026. Essa transição impacta positivamente toda cadeia produtiva do agronegócio.

Diante do cumprimento rigoroso das medidas sanitárias, o estado de Sergipe deve ter esta certificação em breve e já iniciou a preparação. Em março deste ano, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou o primeiro simulado de atendimento à suspeita de febre aftosa, para treinar médicos veterinários em respostas rápidas e efetivas às possíveis ameaças da doença.

A Faese está criando, em parceria com outras instituições, do Fundo Emergencial de Defesa Sanitária do Estado de Sergipe (Fedesa/SE), que é uma das estratégias exigidas para que o estado seja reconhecido como Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação.

Enquanto a certificação de Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação não chega, é preciso garantir a imunização do rebanho.A 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2023 foi aberta nessa segunda-feira (1º) e segue até o dia 31. De acordo com a Emdagro deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 1,3 milhão de animais.

O município com o maior rebanho bovino do estado é Lagarto, com 61.775 cabeças, seguido de Tobias Barreto (52.734) e Poço Redondo (46.636).

O presidente da Faese, Ivan Sobral, destacou que as campanhas aumentam a imunização e garantem o atendimento a requisitos sanitários básicos.

“O Sistema Faese/Senar tem o compromisso com a divulgação das campanhas para levar conscientização ao produtor. Vacinar e declarar são as ações que nos permitem atingir as exigências dos órgãos de fiscalização e nos aproximarmos do status de região livre da Febre Aftosa sem Vacinação”, disse o presidente.

As vacinas podem ser adquiridas em casas de produtos agropecuários autorizadas pela Emdagro.

Além de vacinar, os produtores precisam declarar a vacinação. A declaração pode ser feita através do sistema informatizado (Siapec3), e-mail: codea@emdagro.se.gov.br, pelo telefone (79) 9 9191-4341 ou no Escritório da Emdagro.






  • Multimídia