• Programa AgroNordeste é lançado em Sergipe

13 de dezembro de 2019

O programa atenderá nome municípios

A assistência técnica será o principal foco do programa AgroNordeste em Sergipe. O Comitê Estadual foi instalado na última terça-feira, 22, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe – Sebrae/SE.

O programa AgroNordeste será voltado para as cadeias da apicultura e pecuária leiteira atendendo nove municípios: Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar-SE) atende atualmente 200 produtores através do programa da Assistência Técnica e Gerencial do Senar. Com o programa AgroNordeste, o objetivo é expandir a assistência técnica para mais produtores de leite, além de iniciar a assistência na cadeia da apicultura.

O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral, destacou a importância do programa para Sergipe. “A assistência técnica tem mudado a realidade dos produtores sergipanos. Um programa que será muito importante para o desenvolvimento da nossa região e para alavancar as cadeias produtivas do nosso estado, que já produz de forma satisfatória. O programa vem potencializar tudo isso e ampliar a assistência técnica em mais municípios sergipanos”.

O diretor-geral do AgroNordeste, Danilo Forte, explicou que o programa trará muitos benefícios para a região. O Comitê Estadual instalado é formado por instituições parceiras que viabilizarão a execução do projeto.

“Precisamos criar instrumentos para dar eficiência, escala e qualidade aos produtos, por isso a assistência técnica precisa ser o ponto de partida do programa. O Senar é um grande parceiro pela experiência vivida e proximidade com o produtor rural, principalmente o pequeno que é a prioridade do programa”, afirma.

O superintendente Federal da Agricultura do Estado de Sergipe, Haroldo Araújo, enfatizou a importância do programa. “Em Sergipe, as primeiras ações serão concentradas no sertão sergipano com as cadeias produtivas da bovinocultura de leite e apicultura. Esta será a primeira etapa do programa. Esperamos que esses resultados possam promover o desenvolvimento da cadeia produtiva  oferecendo tecnologias e melhorar a parte do empreendedorismo”.

Programa

O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

O programa será liderado pelo MAPA e desenvolvido em parceria com órgãos vinculados à pasta e instituições como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.






  • Multimídia