• Segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa é discutida em reunião na Faese

5 de outubro de 2021

De acordo com os dados da primeira etapa de vacinação de 2021 contra a febre aftosa, 29 municípios sergipanos não atingiram 90% do rebanho vacinado. O levantamento foi apresentado pela Emdagro, durante reunião do Comitê do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), realizado nesta terça-feira (05), na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado Sergipe (Faese).

Diante dos resultados, o objetivo da reunião foi apresentar o planejamento de ações para a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa que acontece em novembro deste ano. “Somente um trabalho de conscientização conjunta, entre setor produtivo e órgãos fiscalizadores será possível atingir ao máximo a vacinação”, explicou a diretora de defesa animal e vegetal Maria Aparecida Andrade da Emdagro na reunião.

Durante a apresentação dos dados, a médica veterinária Adriana dos Santos, da Emdagro, atentou ainda para a importância de vacinar, mas também de declarar o rebanho que foi imunizado. Sergipe vem mantendo o status de zona livre de Aftosa com vacinação há 26 anos e para esse status ser mantido é preciso atingir os 95% de imunização exigido pela Mapa.

Segundo o Superintendente Federal de Agricultura em Sergipe, Haroldo Araújo Filho, que também participou da reunião, as ações de fiscalização têm o foco na defesa do produtor rural, garantindo segurança ao rebanho.

O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral informou que os órgãos podem contar com o trabalho de divulgação e conscientização do produtor por parte do Sistema Faese/Senar. “Nós já fazemos divulgação durante os períodos de campanhas e, de forma integrada, entre as comunicações dos órgãos, continuaremos sensibilizando o produtor rural para vacinar o rebanho também na próxima campanha, em novembro. A vacinação e declaração à Emdagro, por parte de todos os produtores, é a única ferramenta de atingirmos as exigências dos órgãos de fiscalização e garantirmos o status de região livre da Febre Aftosa sem vacinação”, alertou o presidente.






  • Multimídia