• Sergipe inicia 2ª etapa da campanha contra a Febre Aftosa

1 de novembro de 2022

Cerca de um milhão e cem mil bovinos e bubalinos de todas as idades serão alvo da segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que começa nesta terça-feira dia 1º e termina no próximo dia 30 de novembro. Segundo a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), as vacinas podem ser compradas em uma das 100 revendedoras autorizadas a partir do início da campanha e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da aplicação – incluindo o transporte e a aplicação – já na propriedade.

Além de vacinar o animal, o produtor deve também declarar junto à Emdagro, cuja declaração pode ser feita presencialmente nos escritórios do órgão, nos municípios, ou através do e-mail: codea@emdagro.se.gov.br ou pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, através do número 79 9 9191-4341. “Os criadores terão todo o mês de novembro para vacinarem seu rebanho e a declaração pode ser feita na medida que eles foram vacinando seus animais, contudo, esse prazo de declaração será até o dia 10 de dezembro”, frisou a responsável pelo Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa da Emdagro, Adriana Frias.

A vacinação é obrigatória e de responsabilidade dos proprietários de bovídeos. Se o criador optar em fazer sua declaração presencialmente, deverá comparecer a um dos escritórios da Emdagro munidos com o formulário de declaração do rebanho, que deve ser preenchido após a vacinação dos animais, discriminando a quantidade de bovídeos existentes e vacinados, de acordo com o sexo e idade, bem como o total de animais de outras espécies.

“Enquanto não imunizar e não comprovar a vacinação dos animais, o produtor não tem permissão para transitar com o rebanho e comercializar os produtos cárneos e lácteos obtidos de sua criação. Além disso, estão sujeitos a sanções administrativas”, reforçou Adriana Frias.

 

Fonte: Assessoria Emdagro






  • Multimídia