Sergipe obtém oficialmente status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

O Estado de Sergipe recebeu oficialmente nessa segunda-feira, 25, o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A conquista foi formalizada pela Portaria MAPA Nº 665, de 21 de março de 2024, que reconheceu nacionalmente o status e disciplinou o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa, assim como o trânsito de animais vacinados contra a doença.

Confira a portaria completa clicando aqui

Agora Sergipe segue para sua última campanha de vacinação, que ocorrerá de 1º a 30 de abril. O produtor deve estar atento ao prazo, diferente das anteriores esta não haverá prorrogação.  

“Essa é uma conquista histórica para o desenvolvimento da pecuária sergipana. Porque além de não precisar adquirir vacinas e criar logística de vacinação, o selo indicará procedência confiável e de qualidade, o que dará aos produtores a oportunidade de aumentar o índice de exportação da sua mercadoria e negociar melhor o seu produto, buscando preços no mercado mundial”, afirma Ivan Sobral, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese).

O estado precisou cumprir todos os 42 critérios previstos no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa. Dentre eles, a criação do Fundo Emergencial de Defesa Sanitária do Estado de Sergipe (Fedesa/SE), que visa a indenização de produtores caso haja identificação da doença em seus rebanhos.

O fundo é arrecadado através da contribuição voluntária dos produtores no valor de R$0,50 por animal. A viabilidade da reserva de emergência é fundamental para a manutenção do status.

Agora é com você Produtor Rural, contribua e garanta a manutenção de Sergipe na lista de estados livres de Febre Aftosa sem vacinação. A contribuição pode ser feita para o Pix CNPJ: 51.363.105/0001-46 (Fundo Emergencial de Defesa Sanitária Animal do Estado de Sergipe).