• Setor produtivo acompanha exportação do milho sergipano para Porto Rico

17 de março de 2023

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) convidou uma comitiva de produtores de milho no estado para uma visita ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), o Porto de Sergipe, operado pela VLI – companhia de soluções logísticas.

Em 2023, já foram exportadas 62 mil toneladas, sendo maior parte produzida no estado de Sergipe. Os destinos foram o mercado sul-americano, continente africano.

Os produtores acompanharam todo o processo de escoamento da produção.
Durante a visita, os produtores acompanharam o embarque do 3º navio deste ano, 31 mil toneladas do grão, que serão exportadas neste domingo (19) para Porto Rico.

De acordo com o presidente da Faese, Ivan Sobral, a proposta da visita foi aproximar os produtores do processo de exportação, que é fundamental para o desenvolvimento da economia do estado.

“É um momento muito especial que congrega tudo que vem acontecendo no setor do milho. Sergipe vive um momento pujante, de alta produção e com expectativa de melhorar ainda mais”, disse Ivan.

O produtor de milho Alan Diego, ficou animado com a visita ao Porto de Sergipe.
“Uma visita como esta aumenta a expectativa da produção de milho aqui no estado. A gente vinha desanimado por conta do último inverno com chuvas acima do normal, mas agora o cenário é bastante animador”, disse.

O produtor Crizanto Rocha pontuou que a exportação do milho produzido em Sergipe para outros país, abre o mercado internacional e beneficia toda a cadeia produtiva do milho.

“O mercado do milho vem crescendo a cada ano, 70% do milho produzido aqui vai para Pernambuco, e hoje a gente consegue ampliar e dinamizar o mercado consumidor”, destacou.

Produtor de milho em Sergipe desde 1997, um dos pioneiros na produção do grão, Sebastião Freire, disse que o estado de Sergipe vive o melhor momento dos últimos 20 anos.

“Antes nosso milho era vendido apenas para Pernambuco, Ceará e Paraíba, se tivéssemos qualquer excedente tínhamos problemas, e agora, conseguimos escoar toda nossa produção. É um momento de muita esperança para nós”, finalizou.

Para o Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em Sergipe (MAPA), Haroldo Araújo, a exportação do milho sergipano para outros países concretiza o sonho dos produtores sergipanos.

“É uma realização principalmente para àqueles que começaram lá na década de 1990. Abre-se uma nova e enorme janela de oportunidades para vender a nossa safra de milho. Isso valoriza o preço, aumenta a concorrência, é um ganho altamente significativo”, comemorou.






  • Multimídia