• Sistema Faese/Senar contribui para autorização da venda de produtos lácteos de Sergipe em todo Brasil

26 de janeiro de 2023

Produtos lácteos produzidos em Sergipe, agora podem ser comercializados em todo território nacional. Uma solenidade em Brasília, na tarde desta quarta-feira (25), marcou a adesão do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para os produtos lácteos. O documento foi assinado pelo governador do estado, Fábio Mitidieri, e pelo secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, comemorou, o que considerou como um grande avanço para o agronegócio em Sergipe.

“A assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Sergipe) já atendeu 56 produtores de derivados lácteos, essa capacitação contribui diretamente para o desenvolvimento e futura adesão ao Sisbi-POA. Nosso compromisso é com a produção sustentável, o que promove a regularização de queijarias e laticínios, além do desenvolvimento da nossa economia”, disse Ivan.

O superintendente do Sernar-SE, Denio Leite, lembrou que o Sisb-POA era uma antiga reivindicação e desejo da Faese e do Senar, para facilitar a vida do produtor que é pequeno empresário da agroindústria. Ele pontuou que com esta adesão, ganha o empresário que tem acesso a novos mercados podendo vender fora do seu município e estado, e assim, pode avançar no seu canal de escoamento de produção; e ganha o produtor de leite, diante da necessidade de aumento da demanda.

Para que a comercialização aconteça em todo Brasil, é preciso que haja inspeção estadual junto à Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

A comercialização de produtos de origem animal é autorizada mediante inspeção, seja municipal, estadual ou federal. A depender da esfera, fica limitada a área de atuação.

Com a adesão do estado ao Sisbi-POA, a inspeção que é feita pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), ganha equivalência e isso permite a comercialização de produtos lácteos sergipanos, em todo território nacional.

O estado aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) em 2022. No entanto, a equivalência só estava valendo para o setor de abate e processamento de carnes.

Para o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sergipe, Haroldo Araújo Filho, a ampliação do escopo do Sisbi-POA, permite que uma nova realidade para o agronegócio se estabeleça.

“Favorece o crescimento de queijarias e laticínios, abre novos horizontes de mercado e estimula a estruturação. Um avanço que tem uma grande participação do Sistema Faese/Senar com sua assistência técnica, que leva capacitação a produtores rurais e faz melhorar toda a rede do agronegócio”, destacou.

 

 






  • Multimídia