• Sistema Faese/Senar leva conhecimento sobre fiscalização tributária à Exporingo 2023

9 de outubro de 2023

Palestra sobre fiscalização tributária amplia conhecimentos de produtores rurais e contabilistas que participam do evento, em Lagarto (SE).

 

O Sistema Faese/Senar levou conhecimento a produtores rurais, agricultores, pecuaristas e contabilistas que participaram da Exporingo 2023, evento realizado entre os dias 04 e 08, no município de Lagarto (SE), no interior do estado.

Na sexta-feira, 06, dentro da programação da terceira edição da feira, foi realizado o 2º Fórum do Agronegócio de Sergipe – Contabilidade e Cooperativismo no Agronegócio. O momento de qualificação, fruto de uma parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade (CRC Sergipe) e o Sistema Faese/Senar, teve como tema: “Contabilidade Agro Tributária – Aspectos Relevantes do Produtor Rural Pessoa Física – Planejamento Tributário para o Agronegócio”.

“Nosso compromisso com o aprimoramento dos produtores rurais, agricultores, pecuaristas e profissionais da contabilidade é reafirmado em eventos como esse, onde levamos através de palestras com especialistas, informações importantes para que eles possam melhorar seu negócio em todos os sentidos. Afinal, é através da qualificação, da troca de informações, do aprimoramento da produção, do envolvimento dos contabilistas que são importantes consultores para que esses produtores possam estar em dia com suas obrigações tributárias e assim terem acesso a crédito e outros benefícios, que avançamos cada vez mais”, destacou o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.

O público contou com as orientações de Luiz Cláudio Lemos, analista de arrecadação do Senar Bahia, que abordou, entre outros assuntos, questões pertinentes à declaração do Imposto de Renda do Produtor Rural e o Livro Caixa do Produtor Rural, que é obrigatório para aqueles que têm uma receita bruta superior a R$ 4,8 milhões por ano. “Muito importante essa participação do Senar com o Conselho Regional de Contabilidade, mostrando para os contadores a importância de um planejamento estratégico e tributário. Isso só fortalece toda a classe e quem ganha é o produtor rural”, enfatizou.

“Nosso 2º Fórum do Agronegócio aqui na Exporingo foi um sucesso e esperamos contar com todos os profissionais de contabilidade para o Sealba Show, que será realizado de 31 de janeiro a 03 de fevereiro de 2024”, ressaltou Salete Barreto, presidente do CRC Sergipe.

“Esse evento é maravilhoso e temos que parabenizar o Sistema Faese/Senar, mesmo porque, o foco de fato é cada vez mais trazer coisas técnicas, pois o agronegócio é o meio que mais cresce no Brasil e temos um impacto muito grande no nosso PIB. A economia gira no país em torno da área e isso demanda maior conhecimento técnico por parte dos produtores, em especial, das questões tributárias. Cabe a nós contabilistas atuarmos como consultores, auxiliando esses produtores nas melhores opções na área tributária. Afinal, esse produtor precisa estar oficializado, regularizado, pois assim, ele tem um universo de acesso a crédito. Quanto mais ele estiver formalizado, melhor será seu acesso a esse mundo dos negócios”, enfatiza Ângela Dantas, contadora especialista em agronegócio.






  • Multimídia