• Suspensão das competições equestres gera desemprego

4 de maio de 2021

 

Nesta terça-feira, 4, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – Faese se reuniu com a Associação Sergipana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ASQM) que apresentou as dificuldades do setor com a suspensão das vaquejadas. O deputado Zezinho Sobral também participou da reunião e se colocou à disposição para intermediar um diálogo com o Governo do Estado para a abertura das atividades seguindo as normas de segurança.

O objetivo da reunião foi solicitar o intermédio com o Governo do Estado para o retorno da atividade esportiva. Por conta da pandemia, as vaquejadas foram suspensas desde o mês de fevereiro. A atividade movimenta a economia local e gera 1.500 empregos diretos.

O presidente da Faese, Ivan Sobral, destacou a importância do retorno das competições sem público e seguindo as normas de segurança. “Este é um movimento essencial de diálogo onde buscamos sensibilizar o Governo do Estado sobre a importância do esporte da vaquejada que tem todo um staff por trás que depende desse esporte tão valorizado aqui em Sergipe”, destacou Ivan Sobral.

O presidente da ASQM, Maurício Oliveira, destacou a importância da atividade e as dificuldades enfrentadas por quem trabalha diretamente no setor. “A vaquejada é um esporte que hoje agrega a família. Não é só um esporte que é praticado para diversão do vaqueiro na competição. É um esporte que gera muitos empregos. Esse pessoal todo procura ajuda Associação por causa da pandemia. No mínimo para uma vaquejada acontecer precisa de 40 a 50 pessoas. A estrutura precisa ser muito grande. Pedimos o apoio da Faese e do deputado para a liberação da prática deste esporte dentro das normas de segurança”.

O deputado estadual Zezinho Sobral se comprometeu em intermediar um diálogo com o Governo do Estado. “Estive com representantes de criadores de animais e desportistas para discutir estratégias, movimentos e programação para um possível retorno da atividade do esporte da vaquejada. Em Sergipe, são mais de 1.500 participantes diretos. Além dos atletas, há um envolvimento gigantesco de profissionais que vivem em função desse esporte. Farei a interlocução e esse segmento também pode contar com o meu apoio”, afirmou Zezinho Sobral.

Participação

A reunião também contou com a presença do representante dos Vaqueiros Profissionais., Lúcio Flávio Martins, representante dos Parques de Vaquejada, Neiwagner Cunha, vice-presidente do Clube dos 30, Ricardo Acciole e Adriano Aragão Lima do Circuito Sertanejo de Vaquejada (CSV).






  • Multimídia