• Sergipe inicia última campanha de vacinação contra febre aftosa

1 de abril de 2024

O estado de Sergipe iniciou nesta segunda-feira, 1º, a última campanha de vacinação obrigatória contra febre aftosa. A ação segue até o dia 30 do mesmo mês. No último dia 25 de março, o estado recebeu oficialmente o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, por meio da Portaria MAPA Nº 665, de 21 de março de 2024.

Atualmente, Sergipe possui cerca de um milhão e trezentos mil bovinos e bubalinos e a meta é vacinar todos até o final da campanha. O produtor rural precisa estar atento ao prazo, visto que diferente das outras, esta não será prorrogada.

“Esta campanha de vacinação marca o final de uma era para Sergipe, a partir dela, o estado se prepara para uma nova fase, marcada pela autonomia e desenvolvimento do setor – a não obrigatoriedade da vacinação. Um marco para o desenvolvimento da pecuária e consolidação da qualidade dos nossos rebanhos”, afirma Ivan Sobra, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese).

A suspensão da vacinação eleva o padrão de qualidade do produto; diminui o custo com a produção, uma vez que o produtor não precisa mais comprar imunizantes; e amplia o mercado, já que o pecuarista fica autorizado a comercializar o seu rebanho em novos mercados.

Fedesa

Para alcançar o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, Sergipe precisou cumprir todos os requisitos previstos pelo MAPA. Um deles, a criação de um Fundo Emergencial viável, que servirá de aporte para os produtores, caso haja identificação da doença em seus rebanhos.

A viabilidade do Fundo Emergencial de Defesa Sanitária do Estado de Sergipe (Fedesa/SE) se dá através da contribuição voluntária dos produtores no valor de R$0,50 por animal e é necessária para a manutenção do status.

Agora é com você Produtor Rural, contribua e garanta que Sergipe se mantenha na lista de estados livres de Febre Aftosa sem vacinação. A contribuição pode ser feita para o Pix CNPJ: 51.363.105/0001-46 (Fundo Emergencial de Defesa Sanitária Animal do Estado de Sergipe).






  • Multimídia