• Cooperativismo, empreendedorismo e agronegócio na educação é tema de debate no Sealba Show

31 de janeiro de 2024

Um momento para se inspirar, o Encontro do Agro com a Educação realizado nesta quarta-feira, 31, no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana, reuniu prefeitos e secretários de educação de vários municípios em um único propósito: debater a inclusão do cooperativismo, do empreendedorismo e do agronegócio na educação de forma efetiva. O encontro foi conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Sergipe (SESCOOP/ SE),  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE).

O evento foi iniciado pela coordenadora pedagógica do Senar Sergipe, Carla Aparecida, que falou sobre a importância do agronegócio e como essa pauta é discutida através dos cursos e treinamentos do Senar.

“O Senar Sergipe cumprindo a sua missão que é de formar o homem do campo, o produtor rural. Nós como instituição educadora da área rural, trabalhamos esses conteúdos em nossos cursos e treinamentos. É um momento muito proveitoso e uma discussão bastante ampla que fomenta muito o agronegócio”, afirma Carla Aparecida.

O segundo momento do encontro foi comandado pelo Sescoop, que apresentou para o público um pouco das ações que já vem sendo desenvolvidas e que deram certo, como Cooperjovem, programa que leva os princípios do cooperativismo para jovens.

“O programa tem como principal objetivo levar os princípios e os valores do cooperativismo para as escolas, para integrar o currículo escolar dos alunos”, explica Shirllane Bispo, superintendente do Sescoop-SE.

O evento foi encerrado com a palestra sobre empreendedorismo conduzida pelo SEBRAE Sergipe, que apresentou as ações realizadas para evitar que os jovens deixem o meio rural e veja na produção de sua família uma oportunidade de empreender.

. “O Jovem Empreendedor no Campo ele perpassa por vários conteúdos, mas ao final ele tem um plano de negócio daquela sua produção, ou daqueles negócios que ele não acha que é negócio, familiar. É um curso gratuito, é importante que ele seja usado nas escolas porque os professores são os principais responsáveis pela disseminação do conteúdo. […] Para que a gente possa evitar um êxodo rural e fazer com que esses jovens valorizem o que eles tem ali no campo”, afirma Débora Mendonça, gestora do programa de Educação Empreendedora do SEBRAE.

No município de Tomar do Geru, a educação empreendedora já é uma realidade e, segundo a secretária de Educação do município, Iara Soares, o encontrou a inspirou a levar outras ações para fortalecer o setor.

“A oportunidade hoje aqui foi da gente ver uma ação no sentido de cooperativismo com o Sescoop e com o Senar, que até então a gente não tínhamos visto. […] A nossa proposta é fortalecer a educação empreendedora. A gente de fato empreender em nosso município, essa ação dentro da educação, porque a gente sabe que é fundamental e que ela tem que acontecer apesar das dificuldades”, afirma Iara.

O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe), da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Governo de Sergipe, do Banco do Nordeste, do Banese e da Prefeitura Municipal de Itabaiana, e apoio do Grupo Energisa.






  • Multimídia