• Comissão de Mulheres do Agro em Sergipe é lançada no Sealba Show

1 de fevereiro de 2024

O estado de Sergipe passa a contar com uma Comissão das Mulheres do Agro, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para valorizar a presença feminina no segmento. Em Sergipe, o Sistema Faese/Senar lançou a comissão na tarde desta quinta-feira (1), durante a 2ª edição do Sealba para Elas, no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana.

A missão da Comissão é promover ações específicas para esse público visando desenvolver a liderança de mulheres no setor agropecuário. Em Sergipe, ela será presidida pela produtora rural e advogada Marivânia Schoenherr. 

“Esse é um fato histórico que vai potencializar essa mulher que já atua no agronegócio e converge com as iniciativas necessárias para o desenvolvimento do setor em Sergipe. O nosso trabalho será inteiramente voltado ao desenvolvimento de lideranças e do protagonismo dessa mulher que atua no campo”, afirma Marivânia Schoenherr.

As histórias de vida de produtoras rurais dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e São Paulo inspiraram uma mesa redonda, que permitiu aos participantes conhecer as realidades de cada região, seus desafios e potencialidades. O trabalho desenvolvido pelo Sebrae Delas para fortalecer a liderança feminina na gestão de negócios também ganhou ênfase na Arena de Multieventos do Sealba Show.

“No último ano, vários estados criaram suas comissões estaduais e hoje estamos muito felizes com a chegada de Sergipe neste grupo, porque assim poderemos entender melhor o perfil das produtoras rurais para que possamos apoiá-las de maneira mais assertiva”, salienta Stephanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro. 

O Sealba para Elas foi prestigiado pela superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, pelas deputadas federais Katarina Feitosa, Yandra Moura, a prefeita de Pacatuba, Manoela Martins, e a secretária de Agricultura de Alagoas, Carla Dantas. 

“Temos feito um trabalho incansável para fortalecer cada vez mais a presença da mulher, não só o agro, mas em todos segmentos. Por isso, é fundamental reconhecer o brilhante trabalho que elas desempenham na agricultura e no desenvolvimento do nosso país”, destaca Priscila Felizola.

A produtora rural Laira Oliveira, egressa do curso técnico do Senar, é prova viva do impacto positivo de ações que promovam o fortalecimento do potencial feminino. “Eu sou fruto do Senar e desde a minha formação há três anos minha produção aumentou em mais de 80% e, em eventos, temos uma oportunidade ainda mais enriquecedora de ampliar nossos conhecimentos”, conta. 

O Sealba Show é uma iniciativa da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, com correalização do Sebrae, e patrocínio da CNA, Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste, Banese, Prefeitura Municipal de Itabaiana e apoio do Grupo Energisa. 

A programação gratuita segue até o dia 3 de fevereiro. Confira aqui. 






  • Multimídia