• Sealba Show: Homenagem Mérito Agro destacará a importância de 5 pessoas

26 de janeiro de 2024

A Homenagem Mérito Agro ocorrerá no dia 2 de fevereiro na Arena Multieventos do Sealba Show, durante o Encontro do Agro com os Poderes. Este ano, a homenagem destacará cinco pessoas com trajetórias marcantes no meio agro. Será o momento dedicado ao reconhecimento da importância delas para o desenvolvimento social e rural. A maior feira do agronegócio de Sergipe acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana (SE). Faça sua inscrição.

O locutor Ricardo Barbosa (in memorian), através da sua esposa, Kelly Silva Santos, será homenageado por ter dedicado a sua vida às locuções dos eventos agropecuários, com sua voz que marcou toda uma geração. O pesquisador Dr. Hélio Wilson de Carvalho (in memorian), por ter atuado em estudos que impulsionaram o desenvolvimento econômico e social do país, a homenagem será dada a sua filha Thiana Maria Viana de Carvalho.

O delegado Fernando Melo também estará entre os destaques, por sua dedicação à repressão de Crimes Rurais; a produtora Jane Hagenbeck, que está há mais de 30 anos, à frente de uma produção de cana-de-açúcar, milho, gado e eucalipto, sendo um exemplo da força da mulher sergipana no agronegócio; e Manoel Messias Góis que, após uma vida dedicada à política sergipana e brasileira, hoje, é produtor de milho e laranja nos municípios de Rio Real e Itapicuru, na Bahia.

“Todos os homenageados, em suas individualidades, contribuíram e contribuem para o setor do agronegócio da nossa região. Nada mais justo, que lembrar e reconhecer a importância de cada um deles no Sealba Show, evento que reúne pessoas engajadas para um objetivo muito maior, levar desenvolvimento para o setor agro”, afirma Ivan Sobral, presidente do Sistema Faese/Senar.

No ano passado, a empresária da Natville, Janea Maria Mota Santos Dantas; o produtor rural Sebastião Freire do Nascimento Júnior e o empresário Geraldo Majella Barbosa Prata receberam a placa Mérito Agro 2023, por sua dedicação ao agro.

Confira a programação completa.

O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe), da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Governo de Sergipe, do Banco do Nordeste, do Banese e da Prefeitura Municipal de Itabaiana, e apoio do Grupo Energisa.

Saiba mais sobre o evento.

Homenageados

Ricardo Barbosa  (in memorian )- Locutor e radialista

Natural de Aracaju, era locutor e radialista. Com uma carreira consolidada como a voz dos eventos agropecuários sergipanos, dedicou mais de 30 anos da sua vida à sua profissão. Deixou familiares e amigos em 2023, aos 52 anos. Casado com Kelly Silva Santos, foi um homem iluminado e digno de admiração.

Dr. Hélio Wilson de Carvalho (in memorian ) – Pesquisador

Natural de São Felipe, Bahia, foi pesquisador por mais de 48 anos na Embrapa e ao longo da sua carreira contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do país, principalmente da região Nordeste. Atuou em pesquisas inovadoras para diversas culturas e, graças ao seu trabalho, consolidou a participação efetiva da Embrapa Tabuleiros Costeiros na definição de políticas públicas nas esferas de governo. Deixou amigos, esposa, três filhos e uma neta em 2023, aos 75 anos.

Fernando MeloDelegado de Polícia 

Possui um importante papel no combate a crimes no âmbito das propriedades rurais, como abate clandestino de gado bovino, furto ou roubo de gado, violência contra os proprietários e funcionários do setor primário. À  frente da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais, tem atuado aumentando a segurança no campo, por meio de monitoramento e desarticulação de grupos criminosos.

Jane HagenbeckProdutora Rural 

Com 62 anos de idade e 30 anos de experiência, a sergipana, natural de Aracaju, é um exemplo da força da mulher no agronegócio. Possui produções rurais nos municípios de Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores e Areia Branca. Atua no mercado da cana-de-açúcar, milho, gado e eucalipto. Sua imersão no setor agropecuário foi herança passada de geração em geração, desde seus avós.

Manoel Messias Góis Produtor Rural 

Produtor rural, natural de Ribeirópolis/SE, aos 82 anos tem uma importante trajetória política.  Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, foi deputado federal por Sergipe em três mandatos e deputado estadual em dois. Por duas vezes, foi prefeito interino da capital sergipana e agora é produtor de milho e laranja na região Sealba, contribuindo diretamente com o desenvolvimento do setor.






  • Multimídia